FANDOM


Megami Ibunroku Persona
Coverforpersona
女神異聞録ペルソナ
Megami Ibunroku Persona
Informações do Jogo
Desenvolvedor Atlus
Publicadora Atlus
Genêro RPG
Plataforma PlayStation
PC
Datas de Lançamento
Flag of Japão Original
September 20, 1996
PlayStation 'The Best'
July 27, 1997
PC
March 25, 1999
PlayStation 'PSOne Books'
23 de Janeiro, 2003
Flag of os Estados Unidos Revelations: Persona
14 de Dezembro, 1996
"Sonhei que era uma borboleta. Não sabia que estava sonhando. Mas quando acordei, eu era eu e não uma borboleta. Estava sonhando que era uma borboleta ou era a borboleta sonhando que era eu?"
—Soshi, Megami Ibunroku Persona Cena de Abertura

Megami Ibunroku Persona é o primeiro jogo na série Persona, a qual é um spin-off da franquia Shin Megami Tensei desenvolvida pela Atlus. Na América do Norte foi lançado como Revelations: Persona.

A Atlus lançou um remake aprimorado para o PSP, chamado Shin Megami Tensei: Persona (somente Persona no Japão) com as palavras Megami Ibunroku omitidas do título. Shoji Meguro retorna como o compositor.

HistóriaEditar

Megami Ibunroku Persona gira em torno do protagonista e seu colegas na St. Hermelin High School em Mikage-cho (Lunarvale em Revelations: Persona). Hidehiko Uesugi convence todos seus amigos a jogar um jogo chamado "Persona", o qual é muito similar ao jogo ritual da "Maria Sangrenta". Enquanto jogavam, os estudantes ficaram inconscientes e se encontraram com Philemon, o qual dá a eles a habilidade de evocar reflexos de suas personalidades, os quais são conhecidos como Personas.

Pouco tempo depois, o protagonista e vários de seus amigos vão visitar Maki Sonomura no hospital, a qual está doente e de cama. Durante sua visita, eles descobrem que a cidade estava mudando e demônios estavam vagando pelas ruas. De acordo com a mãe de Maki, uma engenheira que trabalha para a SEBEC, o culpado por tal incidente é Takahisa Kandori, presidente da companhia.

Após levarem a mãe de Maki para a escola (o único lugar segura de demônios na cidade), as ações do protagonista decidem o curso da história. Se o protagonista optar ir atrás de Kandori, irá iniciar o Capítulo SEBEC, o qual é a história principal do jogo. Alternativamente, o protagonista pode optar por investigar uma série de incidentes que ocorreram na escola oito anos atrás e iniciar a rota da Rainha da Neve, uma história alternativa, sem relações com o incidente da SEBEC.

Rota da SEBEC Editar

Na rota da SEBEC, caso o protagonista decida confrontar a SEBEC, ele primeiramente recebe a ajuda de Maki, a qual aparentemente havia se recuperado, então Najo pede a ele para salvar Masao, o qual foi capturado por demônios. O protagonista, Maki e Nanjo resgatam Masao, mas no caminho Maki demonstra uma estranha falta de memórias, incluindo de sua hospitalização,

Após resgatarem Masao e se infiltrarem na SEBEC, o grupo confronta Kandori. Após o encurralarem dentro do Sistema DEVA, uma garota de preto chamada Aki aparece e nocauteia a equipe. Quando eles despertam, acabam descobrindo que estão em uma versão duplicada e idealizada de seu mundo.

O grupo eventualmente encontra e encurrala Kandori, cujo objetivo é se tornar uma divindade e encontrar um significado para a vida. Após uma luta inicial, Kandori é possuído por seu Persona Nyarlathotep, então é finalmente derrotado. Antes de morrer, Kandori revela que a Maki que esteve viajando com a equipe era a "Mako Ideal", uma versão dela do coração da verdadeira Maki. Aki e uma garota de branco chamada Mai também eram pedaços de Maki, e a Mikage-cho idealizada foi criada por Maki e transformada em realidade quando ela inesperadamente se conectou com o Sistema DEVA.

O grupo então tenta ajudar Maki a evitar o caminho que levou Kandori a isolação e as suas ações atuais. Eles conseguem convencer a Maki ideal a ignorar as ações inconscientes do seu eu original e juntar-se a eles para corrigir o problema. Após resgatarem a verdadeira Maki do Mar de Almas, onde toda a vida humana começa, o grupo então confronta Pandora, um aspecto de Maki que deseja usar o Sistema DEVA para destruir tudo. Quando Pandora é derrotada, todos os pedaços de Maki se fundem em um, revertendo os efeitos sobre a cidade e a restaurando ao normal. Philemon se reúne com o grupo e os felicita pelo sucesso.

Rota da Rainha da Neve Editar

A rota da Rainha da Neve, a qual acontece na cidade real de Mikage-cho, é desbloqueada por investigar uma lenda urbana dentro da escola em torno de uma máscara teatral usado na representação de "A Rainha da Neve": quase todos que usaram a máscara para representar o papel principal morreram. Depois de achar a máscara, o protagonista encontra Saeko Takami, a qual coloca a máscara e é possuída por um espírito dentro dela. Congelando toda a cidade, a Saeko possuída gera três torres, com os espíritos daqueles anteriormente mortos pela máscara como seus guardiões, enquanto criava seu Castelo de Gelo dentro da escola.

Junto com Yukino, Ayase, Eriko, e Hidehiko, o protagonista parte para salvar Saeko. Philemon os contata e lhes diz que a única maneira de salvar Saeko é o Espelho do Demônio, o qual pode remover a fonte da maldição da máscara. O espírito que possuiu Saeko acaba por ser sua ex-colega de classe Tomomi Fujimori, a qual foi terrivelmente desfigurada pela máscara quando ela usou-a no lugar de Saeko. Usando o espelho, o grupo é capaz de libertar Saeko e trazer paz para Tomomi. É então revelado que a própria Tomomi estava sendo controlada pela Rainha da Noite Asura, uma entidade poderosa que desejava encobrir o mundo na escuridão. Ao derrotar a Rainha da Noite, a cidade é libertada de seu poder.

PersonagensEditar

Persona1Cast

(da esquerda para direita): Yukino, Masao, protagonista, Maki, Kei, Eriko.

Abaixo está uma lista de personagens jogáveis, com seus nomes Americanos incluídos.

  • Protagonista: O garoto sem nome e silencioso, com um brinco.
  • Maki Sonomura: Uma menina frágil que tem estado doente a maior parte de sua vida. Conhecida como Mary em Revelations: Persona.
  • Masao Inaba: O tagarela que tem uma queda por Maki. Ele foi alterado para ser um Afro-Americano e é chamado de Mark em Revelations: Persona.
  • Kei Nanjo: O arrogante herdeiro da fortuno do grupo Nanjo. Conhecido como Nate Trinity em Revelations: Persona.
  • Hidehiko Uesugi: Um estudante arrogante com cabelo vermelho. Conhecido como Brad em Revelations: Persona.
  • Eriko Kirishima: Aspirante a modelo e designer de moda. Conhecida como Ellen em Revelations: Persona.
  • Yuka Ayase: Uma kogal loira. Conhecida como Alana em Revelations: Persona.
  • Reiji Kido: Um estudante misterioso com uma cicatriz em forma de X em sua testa. Conhecido como Chris em Revelations: Persona.
  • Yukino Mayuzumi: Uma yankī reformada que se preocupa com seus colegas. Conhecida como Yuki em Revelations: Persona.
Veja Também: Lista de Personagens de Megami Ibunroku Persona

LocalizaçãoEditar

Revelations: Persona sofreu grandes alterações quando foi localizado para a América do Norte. Todos os personagens foram renomeados e vários deles tiveram sua aparência alterada também. Quase todas as referências ao Japão ou cultura Japonesa foram cortadas, com a exceção incomum sendo os armários de calçados e Santuários Shinto no jogo. Muitos dos Personas foram renomeados em vez de serem traduzidos, e o nome da cidade foi mudado para "Lunarvale". O iene foi mudado para dólar, e a dificuldade geral do jogo foi reduzida, diminuindo as taxas de encontro dos inimigos e aumentando a experiência adquirida. No entanto, embora o ganho de experiência foi aumentado para uma quantidade proporcional à taxa de batalhas aleatórias diminuídas, a quantidade de dinheiro ganha continuou a mesma, resultando em uma potencial escassez de dinheiro.

Além dessas mudanças, a rota da Rainha da Nave foi removida, apenas permitindo que o jogador complete o capítulo da SEBEC. Os dados ainda estão presentes no disco do jogo e é possível ativar a missão a força usando códigos, mas a missão não está traduzida e a engine do jogo não pode renderizar caracteres Japoneses, exibindo apenas símbolos estranhos.

Se tornou o primeiro título da marca "Revelations".

EtimologiaEditar

O título Revelations, foi pego do Livro de Revelações do Novo Testamento da Bíblia Cristã. É o último livro e sua autoridade e relevância para o Cristianismo estão em disputa. No entanto, muitas seitas Cristãs fundamentalistas modernas dão grande importância ao seu retrato dos "fim dos dias". É possível que Atlus USA ignorou a importância de tal título ao escolhê-lo. A demográfica para a qual esse título apelaria não estaria interessados em jogos da série Megami Tensei e vice-versa. Talvez a Atlus USA só tenha tido dificuldades para encontrar um substituto natural para o enigmático título de Megami Ibunroku.

Embora na frente da capa do jogo alegue ser o primeiro de uma série, apenas mais uma produção da Atlus USA iria utilizar esse título: Revelations: The Demon Slayer.

GaleriaEditar

 
RevelationPersonacover

CuriosidadesEditar

  • O Persona presente na caixa de joias e na tela de carregamento exclusiva de Revelations: Persona é Vishnu, renomeado para "Ashura" na versão em Inglês.

Predefinição:P1 Predefinição:Megaten

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória